Democracia, cultura e educação

  • Author: Alcides Freire Ramos, Gerson Leite de Moraes (orgs.) e outros
  • Publisher: Hucitec Editora

Synopsis

A democracia não é, evidentemente, a única possibilidade desta época de crise em nossa história. (...) Existem possibilidades de regressão ao autoritarismo e mesmo possibilidades que, se não são de regressão, são de coisa ainda pior do que tudo que já vimos até aqui (...). Não creio que se possa negar que a democracia é o único caminho que pode levar à modernidade.

(WEFFORT, F. C. Notas sobre a democracia e a modernidade na América Latina em crise. Lua Nova, São Paulo, n. 21, pp. 5-40, set., 1990.

Essa advertência é especialmente pertinente, porque a América Latina passou por diversas ditaduras militares e autoritarismos ao longo do século XX. Ademais, é um alerta quanto aos percalços da lenta transição para a democracia. Embora complexa e incompleta em muitos casos, essa passagem tem sido vista como um passo essencial para o desenvolvimento político, econômico e social da região.

Em outras palavras, o cientista político destaca a democracia como a única via que pode levar, de fato, à modernidade. Assim sendo, a complexa transformação modernizante, aqui mencionada, não pode se restringir ao aumento da riqueza, tampouco à equivalência nefasta entre cidadania e capacidade de consumo, desconsiderando as liberdades fundamentais.

Modernidade significa uma democracia robusta que é capaz de abrir caminhos em direção a um futuro com menos desigualdades, baseado na promoção de valores como a participação cidadã, a transparência, a responsabilização dos governantes, o amplo acesso à educação e à cultura, bem como a defesa dos direitos humanos, todos essenciais para um desenvolvimento sustentável.

Inspirando-se nessas premissas, os autores reunidos nesta coletânea, com formações e pontos de vista diversos, trilharam caminhos que eles próprios escolheram, problematizando temas e objetos inerentes à questão democrática.